Balneabilidade das praias de Fortaleza : Capital Cearense tem 23 trechos de praias próprias para banho

Fortaleza Temporada Verão - Turismo - Destinos - temporadaverao.com

. Temporada Verão . Balneabilidade das Praias de Fortaleza : Capital Cearense tem 23 trechos de praias próprias para banho

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgou, na sexta-feira (15/12/23), o novo boletim de balneabilidade que apresenta 23 trechos de praias próprias para banho em Fortaleza. O boletim compreende o período entre 04 a 10 de dezembro.

No setor Leste, 12 trechos estão adequados para banho, com destaque para a Praia do Futuro que apresenta todos os dez trechos próprios, começando na Praia do Caça e Pesca, na altura da rua Germiniano Jurema até na altura da rua Ismael Pordeus.Também estão próprias as praias da Abreulândia, na altura da rua Teófilo Ramos, e da Sabiaguaba, na altura da rua Sabiaguaba.

O setor Centro apresenta seis trechos adequados, como na altura da Av. Desembargador Moreira, próximo à Feirinha da Beira Mar, até a praia dos Crush, próximo ao Centro Cultural Belchior.

No setor Oeste, cinco trechos de praia estão próprios para banho, que vão desde a Praia da Leste Oeste, próxima à Igreja de Santa Edwiges, até a Praia da Colônia, indo até o final da Avenida Pasteur, próximo à Estação Elevatória Arpoador da Cagece. Por fim, a Praia da Barra do Ceará, localizada na altura da rua Rita das Goiabeiras, também está adequada para banhistas.

O boletim foi elaborado pela equipe da Gerência de Análise e Monitoramento da Semace. Os técnicos da Geamo seguem os critérios de balneabilidade descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000. O documento está disponível no site e no aplicativo da autarquia.


Recomendações aos banhistas

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.


Fonte e foto : Ascom Semace
Publicação com apoio dos sites Divulgação Turística, Carnaval no Brasil e Réveillon no Brasil