Temporada Verão
Balneabilidade das praias de Fortaleza no Feriado de Páscoa 2022 : Semace aponta sete pontos próprios para banho
Sete trechos da orla de Fortaleza monitorados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) estão balneáveis nesse feriado prolongado de Páscoa. A informação é da autarquia que divulga o novo boletim de balneabilidade na quarta-feira (13.04.22).
Ao todo são 32 pontos monitorados por técnicos da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) do órgão. A diminuição de trechos adequados tem como principal causa o período chuvoso.
A ocorrência de chuvas pode contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pelas águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem. Com isso, a orientação da autarquia é que banhistas evitem banho com a ocorrência de chuvas.
No setor Leste, um único trecho está próprio para a recreação primária: entre a foz do Rio Cocó e a rua Sabiaguaba.
O setor Centro é o segundo item do boletim e apresenta cinco pontos em conformidade: entre a rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira com Volta da Jurema, os espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa, o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro.
Em seguida, o documento mostra o setor Oeste com um único trecho em conformidade: entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó.
Clique aqui para ver a íntegra do boletim de balneabilidade.
Texto e Foto : Ascom Semace
Publicação com apoio do site Réveillon no Brasil e Carnaval no Brasil
Site Temporada Verão : gestão de conteúdo e comercial Sortimento Comunicação de Fábio Juchen
Recomendações aos banhistas
- Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
- Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
- Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
- Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
- Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.
Alerta : use máscara de proteção, álcool em gel 70°, respeite o distanciamento social e frequente locais somente se necessário e que exijam o comprovante vacinal. Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais.