. Temporada Verão . Notícias do Litoral Paulista . Operação Pé na Areia em Guarujá : 60 agentes atuam da Praia do Guaiúba até a Praia de Pernambuco na fiscalização de posturas e ordenação nas praias
A Operação “Pé na Areia”, realizada pela Prefeitura de Guarujá, registrou entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, 1.004 ações de fiscalização de posturas e ordenação nas praias. São 60 agentes entre fiscais, guardas municipais e policiais militares que atuam diariamente da Praia do Guaiúba até a Praia de Pernambuco, com o objetivo de evitar abusos durante a temporada de verão, período em que há um aumento significativo na circulação de turistas e moradores no Município.
O maior número de ocorrências durante o período foi referente ao uso de aparelhos de som, totalizando 675 atendimentos e a apreensão de 80 equipamentos sonoros. A permanência de animais na faixa arenosa é proibida, e 59 tutores foram orientados a retirar os seus pets. A fiscalização também flagrou 77 ambulantes que estavam atuando de forma irregular.
Entre as ações houve ainda 47 barracas de camping e cinco tendas que tiveram que ser desmontadas, além da retirada de uma rede que foi instalada em uma árvore. Foram realizadas, também, 18 ações sobre proibição de reserva de espaço na areia, e 21 bicicletas foram apreendidas e encaminhadas ao pátio municipal por uso indevido. Por fim, uma pessoa foi impedida de realizar churrasco na praia.
A Operação Pé na Areia ocorrerá todos os dias durante a temporada de verão, atuando principalmente nas praias e no entorno, e é intensificada aos finais de semana. A ação reafirma o empenho da Prefeitura de Guarujá em promover um verão mais seguro, organizado e harmonioso para moradores, turistas e comerciantes que utilizam as praias do Município.
A iniciativa é realizada em conjunto pela Fiscalização do Comércio Ambulante e Posturas da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), com o apoio de fiscais da Vigilância Sanitária, vinculados à Secretaria de Saúde (Sesau) e Secretaria de Defesa e Convivência Social, com a Guarda Civil Municipal e apoio da Polícia Militar.
Confira o que não é permitido nas praias de Guarujá:
Animais
Proibido o acesso na faixa de areia
Caixas de som
Proibido amplificadores de som de qualquer tipo
Tendas
Proibida a instalação de tendas, barracas ou similares
Churrasco
Proibido churrasqueiras e similares
Bicicletas
Proibido o estacionamento e o trânsito na faixa de areia
