Costa Verde Verão 2021 : Prefeitos de Angra, Paraty e Mangaratiba planejam ordenamento turístico unificado

Verão em Mangaratiba na Costa Verde - Sortimentos.com Turismo
Verão em Mangaratiba na Costa Verde – Sortimentos.com Turismo

Costa Verde Verão 2021 : Prefeitos de Angra, Paraty e Mangaratiba planejam ordenamento turístico unificado

  • As três cidades se completam em belezas e cultura. O complexo turístico já perdeu muito por falta de ordenamento.

Ressignificar o turismo da Costa Verde é pauta de reuniões dos prefeitos Fernando Jordão (Angra do reis), Luciano Vidal (Paraty) e Alan Bombeiro (Mangaratiba). A ideia principal dos encontros é o novo turismo para a Costa Verde, unificando ordenamento, leis e taxas além da mudança no perfil do cliente das três cidades

Novos encontros serão agendados para dar prosseguimento às tratativas para o ordenamento turístico unificado da região da Costa Verde.

Paraty

A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou a manutenção da estrada Paraty-Cunha, com o apoio da Guarda Municipal. Estão sendo realizados serviços de tapa-buracos, contenção de trechos da pista e limpeza. A rodovia Paraty-Cunha é estadual, mas a prefeitura tem assumido periodicamente a manutenção da estrada para melhorar as condições de tráfego no local. A expectativa da Prefeitura é que este ano sejam destravados os recursos prometidos pelo governo estadual para uma recuperação completa da rodovia.

Angra dos Reis

Obras de lançador submarino no Abraão

O Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae) de Angra dos Reis está construindo um novo lançador submarino na Vila do Abraão, na Ilha Grande. A tubulação terá 1.100 metros e capacidade de gerar uma vazão de 28 litros por segundo, seis vezes a mais do que o antigo, que possui vazão de 5,5 litros de efluentes por segundo.

O novo lançador jogará o esgoto tratado a 15 metros de profundidade. Para a construção dele está sendo utilizada uma tubulação sem vazamento, toda soldada. Ele será ancorado por 220 poitas que evitará que o emissário boie ou bata nos barcos que ficam ancorados próximos à areia.

O lançamento mais afastado da praia proporcionará melhor condição de depuração, pelo mar, do restante da carga orgânica dos efluentes. Com isso, as condições da água junto à praia tendem a melhorar.

O atual lançador submarino tem 500 metros, mais de 15 anos, está em estado precário e com um traçado inadequado.

Covid-19: Angra decreta novas regras para o setor turístico

Vale até o dia 26 de janeiro o decreto publicado pela prefeitura de Angra dos Reis na terça-feira (12.01.21). A primeira regra é a proibição da entrada de turistas em território municipal em veículos – vans, micro-ônibus, ônibus e afins – que transportem alimentos ou bebidas. Também não está permitida a manipulação de alimentos (petiscos, lanches, refeições a afins) nas embarcações (escuna, saveiros, catamarã, etc). Está autorizada a comercialização de bebidas.

Além disso, o fluxo máximo de 46 pessoas por embarcação devidamente legalizada e com alvará válido no município, mediante apresentação de nota fiscal em nome da agência.

Mangaratiba


A Orla do Centro de Mangaratiba será completamente revitalizada, transformando o local em mais um polo turístico para a cidade. Para realizar a obra, a Prefeitura de Mangaratiba utilizará verba de aproximadamente R$ 5 milhões de reais, de emenda parlamentar do Deputado Federal, Dr. Luizinho.

O planejamento de modernização inclui na primeira fase das obras, a reforma do calçadão, construção de quiosques, implantação de cobertura para o cais, entre outras melhorias como a criação de uma ciclovia, um mirante turístico, além de áreas para convivência e lazer.

Uma outra novidade que está inclusa no projeto urbanístico é a implantação da maior tirolesa sobre águas do mundo, que será construída entre o Parque Municipal da Pedra do Urubu e o Ilhote do Pimentel, em Ibicuí, e também um Teleférico entre o antigo Clube Mangarás e a Pedra do Urubu, na segunda fase das obras.

Para o Prefeito Alan Bombeiro, uma obra dessa importância irá motivar os moradores e os turistas a frequentarem e conhecerem o centro de Mangaratiba, e também fomentar ainda mais o turismo local.

A previsão para o início da primeira fase da obra é ainda para este semestre, mediante a liberação do convênio com a Caixa.