qua. dez 1st, 2021
Pier do Tony no pé do Morro do Maluf em Guarujá no litoral paulista - temporadaverao.com
Pier do Tony no pé do Morro do Maluf em Guarujá no litoral paulista - temporadaverao.com
Pier do Tony no pé do Morro do Maluf em Guarujá no litoral paulista – temporadaverao.com

Guarujá Temporada Verão 2022 : reforço de guarda-vidas e os 439 anos da Fortaleza de Santo Amaro da Barra

Temporada de verão 2022 vai contar com reforço importante para a segurança de munícipes e turistas com a contratação 50 guarda-vidas para o Grupamento de Bombeiros Marítimos de Guarujá (GBMAR), por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon).

“Com o fim das restrições, acreditamos que nessa temporada de verão teremos um grande número de turistas nas nossas praias. Por isso, precisamos redobrar os nossos esforços para garantir a segurança e cumprir a nossa missão que é salvar vidas”, afirmou o comandante do Posto de Bombeiros do Guarujá, o 1º tenente PM Hélicon de Oliveira Souza.

O trabalho de guarda-vidas terá carga horária de 44 horas semanais, com o salário de R$ 1.470,00, mais adicional de insalubridade. Os guarda-vidas temporários vão atuar durante toda temporada de verão, com término do contrato no dia 23 de março de 2022.


Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande em Guarujá no Litoral Paulista - Sortimentos.com Turismo
Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande em Guarujá no Litoral Paulista – Sortimentos.com Turismo

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, completa 439 anos de sua construção no dia 24 de janeiro de 2022. O monumento foi construído no século XVI, durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, com o intuito de proteger a então Vila de Santos, e o Porto de Santos dos ataques de invasores. Na fortificação funciona o Museu Fortaleza da Barra, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população local e da Cidade.

Foi reconhecido em 1964 como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente é administrada pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e com o IPHAN.

Conjunto de Fortificações do Brasil

A Fortaleza da Barra Grande passou a concorrer ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, para fazer parte do Conjunto de Fortificações do Brasil, representando o Estado de São Paulo junto com o Forte São João, em Bertioga. Atualmente 19 fortalezas da costa brasileira, fazem parte Conjunto de Fortificações do Brasil.


Publicação com apoio do site Réveillon no Brasil