
Guarujá Temporada Verão 2022 : reforço de guarda-vidas e os 439 anos da Fortaleza de Santo Amaro da Barra
Temporada de verão 2022 vai contar com reforço importante para a segurança de munícipes e turistas com a contratação 50 guarda-vidas para o Grupamento de Bombeiros Marítimos de Guarujá (GBMAR), por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon).
“Com o fim das restrições, acreditamos que nessa temporada de verão teremos um grande número de turistas nas nossas praias. Por isso, precisamos redobrar os nossos esforços para garantir a segurança e cumprir a nossa missão que é salvar vidas”, afirmou o comandante do Posto de Bombeiros do Guarujá, o 1º tenente PM Hélicon de Oliveira Souza.
O trabalho de guarda-vidas terá carga horária de 44 horas semanais, com o salário de R$ 1.470,00, mais adicional de insalubridade. Os guarda-vidas temporários vão atuar durante toda temporada de verão, com término do contrato no dia 23 de março de 2022.

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá
A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, completa 439 anos de sua construção no dia 24 de janeiro de 2022. O monumento foi construído no século XVI, durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, com o intuito de proteger a então Vila de Santos, e o Porto de Santos dos ataques de invasores. Na fortificação funciona o Museu Fortaleza da Barra, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população local e da Cidade.
Foi reconhecido em 1964 como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente é administrada pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e com o IPHAN.
Conjunto de Fortificações do Brasil
A Fortaleza da Barra Grande passou a concorrer ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, para fazer parte do Conjunto de Fortificações do Brasil, representando o Estado de São Paulo junto com o Forte São João, em Bertioga. Atualmente 19 fortalezas da costa brasileira, fazem parte Conjunto de Fortificações do Brasil.
Publicação com apoio do site Réveillon no Brasil