Litoral Paulista Verão 2021 : barreiras sanitárias e educativas em fim de semana na fase vermelha

Santos Verão Litoral Paulista - Sortimentos.com
Santos Verão 2021 no Litoral Paulista – Sortimentos.com

Litoral Paulista Verão 2021 : barreiras sanitárias e educativas em fim de semana na fase vermelha

Barreiras sanitárias e educativas ocorrem em Santos, Guarujá e Mongaguá. Nas outras cidades da Baixada Santista foram intensificadas as fiscalizações.

Os municípios de Santos, Guarujá e Mongaguá, no litoral paulista, implantaram barreiras sanitárias e educativas para controlar o acesso de turistas entre sexta (05.03) e domingo (07.03). As praias seguem liberadas, com algumas restrições em cada cidade.

O governo anunciou na quarta-feira (03.03) que todo o Estado de São Paulo regrediria à fase vermelha do Plano SP. A medida atende a pedido do Centro de Contingência do Coronavírus e de prefeitos do estado, que, em reunião realizada na terça-feira (02.03), pediram ações mais efetivas para conter o avanço da doença. A medida entrou em vigor no sábado (06.03) e deve permanecer até 19 de março.

Em Santos, a barreira sanitária ocorre das 3h às 11h, no bairro Saboó e na divisa do município com São Vicente.

O primeiro dia de restrições impostas pela fase vermelha do Plano SP de combate ao coronavírus foi tranquilo nas praias de Santos. Por volta das 10h deste sábado (6), a fiscalização da Guarda Civil Municipal (GCM) abordou três mulheres e uma criança que estavam sentadas sobre uma toalha de praia na areia, perto do canal 3. Depois de rápidos esclarecimentos, as banhistas se levantaram e passaram a caminhar.

Perto desse grupo, um casal, com filho pequeno, também foi advertido por guardas municipais de que não poderia ficar sentado na areia. 

Pelas restrições impostas pela fase vermelha, além da proibição de vendas pelo comércio ambulante, os banhistas não podem usar cadeiras e guarda-sóis, nem praticar atividades e esportes coletivos. Caminhadas, corridas e outras atividades e esportes individuais, como banho de mar, estão permitidas. O período de restrições segue até o próximo dia 19.

Na manhã de sábado, as equipes da GCM também apreenderam três bicicletas em razão de os condutores estarem circulando pela faixa de areia, em descumprimento ao Código de Posturas do Município.

A Guarda Civil Municipal contou com efetivo de 30 membros para fiscalizar a Orla, além de quadriciclos, viaturas e até um drone para melhor observar as diversas situações em toda faixa de areia.

O secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel Júnior, fez avaliação positiva da fiscalização neste primeiro dia das restrições impostas pela fase vermelha. “A avaliação é positiva não só na Orla, mas também no restante da Cidade. Os setores do comércio e serviços, e os frequentadores da praia, estão respeitando as restrições”.

Nenhum veículo precisou ser abordado nas barreiras sanitárias instaladas nas entradas da Cidade neste sábado. A fiscalização ficou por conta da Guarda Civil Municipal, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Sectur).

Guarujá implantou barreira educativa na entrada do município, pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, e seguirá no local até às 19h d domingo (07.03).

Em Mongaguá, barreiras de conscientização e fiscalização na Estrada da Fazenda, na divisa com Praia Grande, e nas feiras livres, com término no período da tarde, dependendo da demanda de veículos.

Os municípios de Itanhaém, São Vicente, Bertioga, Praia Grande e Peruíbe não realizam barreiras, e seguem realizando fiscalizações.