Região dos Lagos Verão 2021 : giro de notícias Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Rio das Ostras

Praia do Forte em Cabo Frio - Verão na Região dos Lagos - Sortimentos.com
Praia do Forte em Cabo Frio – Verão na Região dos Lagos – Sortimentos.com

Região dos Lagos Verão 2021 : giro de notícias Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Rio das Ostras

Saquarema

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, terminou os serviços de reparos na ciclovia da Orla da Lagoa, até a Ponte do Girau. Na primeira etapa, foi recuperado o pavimento da ciclovia, meio fio e os acessos. Na segunda etapa de intervenções, será recuperado o deck de madeira para dar mais mobilidade e segurança aos moradores e turistas que frequentam a orla da lagoa. O trabalho executado faz parte do planejamento para revitalização de toda a Orla da Lagoa de Saquarema.

A Prefeitura de Saquarema também efetivou a isenção de todas as taxas para os Microempreendedores Individuais (MEIs) referentes a abertura, manutenção e fechamento das empresas, através da Instrução Normativa SMART nº 01/2021. Os MEIs domiciliados em Saquarema não precisarão mais pagar a Taxa de Fiscalização de Atividades Licenciadas (TFAL), a Taxa de Licenciamento de Estabelecimento (TLE) e a Taxa de Expediente. A medida visa facilitar a vida do empreendedor do município.

Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio deu início na sexta-feira (22.01), à operação contra a atuação de flanelinhas na Praia do Forte. A ação aconteceu durante todo o dia coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em conjunto com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar. O objetivo é combater e coibir a ação ilegal e abusiva de flanelinhas nos estacionamentos da cidade.

A operação começou pelo estacionamento da Praia do Forte, conhecido como Bolsão da Juju, se estendendo pelas ruas adjacentes, onde a ação dos flanelinhas também é constante. Todos as pessoas flagradas exercendo ilegalmente a atividade de operador de trânsito serão encaminhadas para a delegacia da cidade.

A operação também será levada para outras regiões da cidade, como o Peró, por exemplo. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, essa é a primeira de uma série de operações contra a ação dos flanelinhas, que têm causado grandes transtornos aos cidadãos.

O secretário destaca que a cobrança do estacionamento rotativo na orla é realizada pelos controladores da Secretaria de Mobilidade Urbana, que trabalham uniformizados e devidamente identificados. O pagamento é feito com moedas ou com cartão de crédito/débito, diretamente no parquímetro ou com os controladores de estacionamento. Já o pagamento em dinheiro pode ser realizado na sede da Secretaria, que fica na Rua João Pessoa, 516, na Vila Nova, todos os dias, das 8h às 18h.

Arraial do Cabo

Dezenas de pneus foram retirados no dia 18 de janeiro do fundo do mar de Arraial do Cabo. A ação de limpeza foi realizada pela FIPAC, em parceria com uma empresa de resgate que tem um posto na marina.

No sábado (23.01.) ocorreu operação com objetivo de ordenar a atuação de ambulantes na Praia do Forno. A ação do Plano de Ordenamento Ambiental da Praia do Forno foi realizada em conjunto pelas Secretarias do Ambiente, Ordem Pública e Fundação do Meio Ambiente. Também participaram o Departamento de Posturas e a Fiscalização Ambiental. Na operação foi solicitada a licença dos que trabalhavam e fiscalizada a forma como estava sendo feito o descarte de resíduos.

Armação dos Búzios

A Prefeitura de Armação dos Búzios esclarece que a barreira sanitária continua e que também vai realizar operações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais. A prefeitura informa que apenas a barreira não está sendo suficiente para conter a disseminação do coronavírus, visto que muitos automóveis utilizam outras vias para ingressar no município, descumprindo as normas sanitárias.

A referida fiscalização segue a orientação do Decreto Municipal 1.533, que reduz a capacidade máxima dos estabelecimentos em 50%, do Decreto 1.536, que proíbe a realização de eventos públicos e privados com cobrança de ingresso, intensifica a fiscalização do Decreto 1.523, que torna obrigatório o uso de máscaras, onde o descumprimento da medida gera multa administrativa no valor de R$700,00.

A fiscalização das medidas será realizada nos meios de hospedagem, comércios, praias, restaurantes, bares e locais públicos em relação às medidas preventivas contra a COVID-19.

Rio das Ostras

Algumas unidades da Fundação Rio das Ostras de Cultura estão reabrindo para visitação pública. As primeiras são a Biblioteca Pública Municipal e a Casa de Cultura Bento Costa Júnior.

A Biblioteca terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, apenas para retirada e entrega de livros. A permanência na unidade ainda não está liberada. Já na Casa de Cultura, o horário para visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, com limite de até quatro pessoas por vez. Quem quiser visitar a Casa da Cultura ainda vai poder apreciar a exposição “Identidade Cultural”, que reúne peças de artesanato inspirados em Rio das Ostras. Desenvolvido pelo diretor da Casa de Cultura e artista plástico Rodrigo Pontes, esse projeto visa expressar a cultura e a história da Cidade. A prefeitura alerta que durante a visita, o público deve lembrar de seguir todas as medidas de segurança, como uso de máscara e manter o necessário distanciamento, entre outras

A Prefeitura de Rio das Ostras, juntamente com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP), convocou os representantes dos bancos, casas lotéricas e Correios para uma reunião na tarde de quinta-feira, 21 de janeiro, com o objetivo de resolver a questão das grandes filas, que provocam aglomeração e desrespeitam as medidas preventivas dos Decretos Municipais. Ficou marcada para a próxima semana uma nova reunião, desta vez com a presença do Procon de Rio das Ostras, onde o Ministério Público cobrará a solução do problema.