Como será a Operação Verão 2023 no litoral capixaba

Guarapari no litoral do Espirito Santo - temporadaverao.com

Temporada Verão

Operação Verão 2023 no litoral capixaba vai de 26 de dezembro de 2022 até o dia 26 de fevereiro de 2023

Durante a Operação Verão 2023 no litoral capixaba uma média de 700 agentes das forças de segurança do Estado do Espírito Santo atuarão diariamente na segurança de capixabas e turistas, além de guarda-vidas, guardas municipais e militares da Marinha. O planejamento tem como objetivo garantir a ordem pública e a paz social. A expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas circulem pelo Estado do Espírito Santo, com destaque para o litoral capixaba, entre turistas de fora do Estado e viajantes internos.


A Operação Verão no Espírito Santo contará com a participação da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Núcleo de Operações Táticas e Transporte Aéreo (NOTAer), Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Capitania dos Portos do Espírito Santo e prefeituras municipais. O planejamento é realizado em conjunto com a Secretaria de Turismo (Setur).

Seguindo os moldes de 2021, não haverá deslocamento de agentes de municípios do interior para os municípios litorâneos, nem prejuízo das demais operações que já estão em andamento. Para tanto, as forças de segurança do Estado empregarão o efetivo administrativo na atividade operacional direcionada à Operação Verão.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, destaca que 493 policiais militares estarão em 215 viaturas. “Nosso foco é a faixa litorânea e aqueles municípios que recebem mais turistas, principalmente Guarapari”, afirmou.

“Na proteção aos balneários, atuamos em parceria com os municípios, sendo cerca de 790 guarda-vidas contratados pelas prefeituras e nós entramos com o efetivo dando treinamento, fazendo o acompanhamento e colocando embarcações e quadriciclos nas praias”, descreve o diretor de operações do CBMES, coronel Felippe.

A Polícia Civil vai reforçar o efetivo dos plantões de todas as Delegacias Regionais da Região Metropolitana da Grande Vitória, das Delegacias de Conceição da Barra, Fundão (Praia Grande), Jacaraípe e Piúma e vai implantar postos de atendimento ao cidadão em cidades com maior fluxo de turistas. Além disso, a Delegacia Online pode ser utilizada para o registro de perda de documentos ou outros fatos que forem necessários. O NOTAer prestará apoio com patrulhamento aéreo na faixa litorânea durante finais de semana, e o Corpo de Bombeiros Militar atuará em três frentes.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) vai atuar na realização de fiscalizações em operação conjunta com o Batalhão de Trânsito da PMES e em campanhas educativas, nos locais de grande circulação de veículos e pessoas. O Cerco Inteligente do Estado será utilizado tanto na fiscalização de trânsito quanto na apuração de crimes.

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo, atuará com cerca de 200 militares, 04 motos aquáticas, 04 embarcações e 06 viaturas, realizando inspeção naval, visando a difundir as normas de segurança da navegação, minimizando os riscos de acidentes no mar, rios e lagos, de forma a garantir a integridade física de tripulantes, passageiros e banhistas.