Início » Temporada Verão em Niterói : revitalização do Calçadão de Piratininga

Temporada Verão em Niterói : revitalização do Calçadão de Piratininga

Temporada Verão em Niterói - Revitalização do Calçadão de Piratininga em Niterói

Temporada Verão

Temporada Verão em Niterói : revitalização do Calçadão de Piratininga

Revitalização do Calçadão de Piratininga em Niterói : após estudos de engenharia, o local recebeu intervenções definitivas, com o objetivo de conter os constantes problemas que eram ocasionados pela ação do tempo, incluindo ventos e ressacas fortes. A obra teve um investimento de R$11,2 milhões, oriundos da Corporação Andina de Fomento (CAF).

A obra de recuperação incluiu a contenção de encostas de mais de 300 metros de extensão com cortina atirantada e a colocação de várias estacas hélices secantes abaixo do nível do mar para garantir que o calçadão permaneça intacto mesmo com os fortes impactos.

“Estamos trabalhando com um conjunto de obras e intervenções na área na Região Oceânica incluindo o Parque Orla Piratininga, que em breve terá uma etapa também entregue. A revitalização do calçadão era muito necessária, mas precisávamos fazer um estudo profundo para poder entregar um projeto que realmente fosse eficaz. Estou muito feliz porque entregamos uma obra que era tão esperada numa área que será utilizada pelo morador da cidade e por quem nos visita”, disse Axel Grael, prefeito de Niterói..

Além da reestruturação do calçadão, foram revitalizadas cinco escadas que dão acesso à praia. O espaço conta agora com novo paisagismo, canteiros, pergolados e gramado.

“Fizemos estudos de engenharia e das ondas da praia para evitar que o calçadão seja impactado novamente pelas constantes ressacas que atingem o local. A contenção que fizemos com a cortina atirantada e a colocação de várias estacas hélices secantes abaixo do nível do mar vão garantir que o calçadão permaneça intacto mesmo com os fortes impactos”, afirmou o secretário de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini.

O local ganhou também mais um posto salva-vidas para uso do Corpo de Bombeiros, no mesmo modelo de dois andares como os instalados nas praias de Itacoatiara, Camboinhas e Itaipu.

Orla de Camboinhas

Outra obra importante para comerciantes e para segurança de banhistas está sendo feita na orla de Camboinhas, que teve parte do calçadão e dos quiosques danificados após forte ressaca. A contenção terá 270 metros de extensão e será realizada em muro de gabião. O investimento é de R$10,6 milhões.


Fonte : prefeitura de Niterói | Foto : Bruno Eduardo Alves