Programação Recife Pé na Areia – festival de verão na orla de Boa Viagem em Recife
. Temporada Verão . Verão em Pernambuco . Festival de Verão em Recife .
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, realiza o Recife Pé na Areia, um grande festival de verão, gratuito, que vai ocupar a orla recifense, nas imediações do Pina, no início da Avenida Boa Viagem, com uma programação de esporte, cultura e lazer para todas as idades, até o dia 25 de janeiro.
Ao longo de três semanas, o Recife Pé na Areia vai oferecer mais de 170 horas de programação, transformando a praia em um espaço contínuo de convivência, movimento e celebração do verão recifense. A iniciativa nasce com o objetivo de se consolidar como um evento fixo no calendário da cidade, fortalecendo a orla como espaço público de lazer e oferecendo experiências tanto para moradores quanto para turistas durante a alta estação.
Durante o dia, o público poderá participar de diversas atividades esportivas, como vôlei de praia, futevôlei, beach tênis, frescobol, altinha, slackline, parede de escalada, funcional na areia, yoga e alongamento, além de aulões de frevo. As atividades esportivas acontecem diariamente, das 7h às 19h, com horários ampliados em alguns dias.
A programação cultural também é um dos pilares do festival. Nas tardes e início da noite, a arena recebe cinema na areia, apresentações de teatro e circo, além de atrações musicais e shows ao vivo, sempre com acesso gratuito. Para o público infantil, há uma área dedicada à recreação, com jogos e brincadeiras todos os dias.
Programação Recife Pé na Areia – festival de verão de Recife
No primeiro fim de semana do evento, o público confere, no sábado (10/1/26), a partir das 13h, os shows de Raphaela Santos, Michele Andrade e Cíntia Barros. Já no domingo (11/1/26), a partir das 16h, a programação segue com um lual ao som de Kid Camaleão.
No fim de semana seguinte, no sábado (17/1/26), das 13h às 16h, sobem ao palco Clara Sobral e Sheldon. No domingo (18/1/26), a partir das 16h, o público aproveita mais um lual, desta vez com a Orquestra de Bolso.
Encerrando a programação cultural do festival, no domingo (25/1/26), a partir das 16h, acontece o lual com a banda Dunas do Barato, marcando o fechamento do Recife Pé na Areia.
O evento funciona com horários diferenciados ao longo da semana:
• De segunda a quinta-feira, das 7h às 10h e das 14h às 19h;
• Sexta-feira, das 7h às 10h e das 14h às 21h, com cinema na areia das 18h às 20h;
• Sábado, das 7h às 21h, com shows ao vivo das 18h às 22h;
• Domingo, das 7h às 19h.
SAÚDE
A Secretaria de Saúde do Recife estará no evento com ações integradas de promoção e prevenção à saúde. As atividades acontecerão das 7h às 19h, com uma programação diversificada voltada ao cuidado integral da população. Estão previstas orientações e atividades de saúde bucal, com foco na higiene oral e na redução de agravos; ações de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), por meio de atividades educativas, incentivo a práticas seguras e distribuição de preservativos; além de orientações nutricionais e ações de Vigilância Ambiental.
Durante o evento, também serão ofertados serviços de vacinação, práticas integrativas em saúde, soro para hidratação, primeiros socorros com realização de curativos e aferição de pressão arterial. A Vigilância Sanitária também realizará ação educativa junto aos quiosques da praia, reforçando orientações sobre boas práticas.
DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE
As equipes da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife estarão no evento promovendo proteção às crianças e lazer aos jovens, pessoas idosas e pessoas com deficiência.
Durante todos os dias, agentes de Direitos Humanos estarão próximos à entrada da festa, colocando pulseiras de identificação nos pequenos. Em cada pulseira há um QR Code que leva a informações importantes de cada menino ou menina e de seus respectivos responsáveis, tais como contatos e dados referentes à saúde. Dessa forma, caso as crianças se percam, rapidamente são encontradas e logo acolhidas por seus pais e responsáveis. O sistema pioneiro, que conta com o apoio de drones, foi lançado em novembro, quando começou a ser implementado na Praia de Boa Viagem. Ele também já foi utilizado na Virada Recife 2026.
Além disso, no dia 15 de janeiro, um grupo de afoxé vai ministrar uma aula-espetáculo para crianças. A oficina de percussão e dança acontecerá das 15h às 17h.
Nos dias 16 e 22 de de janeiro, o Recife Pé na Areia contará com estandes com diversas atividades para a população 60+. Das 8h às 10h, os participantes poderão experimentar aulas de zumba, além de receber massagens, sessões de ventosaterapia e aferição de pressão arterial. Representantes de grupos de convivência de pessoas idosas também irão expor peças de artesanato, incluindo acessórios carnavalescos.
Tanto pessoas com deficiência quanto pessoas sem deficiência vão se divertir com uma partida de vôlei sentado que será realizada no dia 18, das 14h às 16h. Por fim, no dia 24 deste mês, a SDHJ promoverá o Luau da Juventude.
Fonte : Prefeitura do Recife
