Sortimentos.com Temporada Verão 2021 : giro de notícias, 3 de janeiro de 2021

Sortimentos.com Temporada Verão 2021 : giro de notícias, 3 de janeiro de 2021

Fernanda D'Avila - Musas do Verão 2021 - Sortimentos.com
Fernanda D’Avila – Musas do Verão 2021 – Sortimentos.com

Musas do verão

Fernanda D’Avila, ex-dançarina do balé do Faustão, musa do verão : “Faço peeling, máscara para hidratar a pele e drenagem para eliminar as celulites. Quando a gente sabe das estratégias para cuidar do corpo, fica mais fácil se manter no foco”.

Litoral Paulista

A virada do ano teve praias invadidas por banhistas e tomadas por aglomerações em quase todo o litoral de São Paulo. No litoral norte, com o acesso às praias liberadas, turistas causaram grandes aglomerações na faixa de areia e foi necessária a intervenção da Polícia Militar. No litoral sul, praias interditadas foram invadidas no Guarujá e em São Vicente. Sem condições de controlar o acesso, o desmoralizado decreto da prefeitura de Guarujá foi reeditado com a antecipação da reabertura das praias para a manhã de sexta-feira ( 1º.01.21), que estava prevista somente para domingo (3.1.21)

O litoral norte decidiu manter o acesso livre às praias. Já algumas prefeituras do litoral sul, como as de Santos e Guarujá, optaram por bloquear o acesso à faixa de areia com gradis, telas e faixas zebradas para evitar aglomerações.

LEIA TAMBÉM : São Sebastião Verão 2021 no litoral paulista : prefeitura alerta festas, shows e eventos continuam proibidos

Com as praias fechadas com gradis e telas entre quinta-feira (31.12.20) e sábado (2.1.21) para evitar aglomerações na faixa de areia durante a passagem de ano, a prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, cogita voltar a adotar a medidas restritivas durante o mês de janeiro, caso os índices da pandemia voltem a apresentar alta durante a temporada de verão 2021.

O Secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel Júnior, apesar de reconhecer que as medidas são ‘antipáticas’ e ‘drásticas’ perante a população, restrições do tipo são “absolutamente necessárias para proteger a saúde da população, tanto dos moradores, quanto dos turistas” que visitam o município. afirma que a pasta não hesitaria diante de uma ordem dessas.

Em Ubatuba, no litoral norte, banhistas se aglomeraram e causaram tumulto com som alto na Praia Grande, a principal da cidade. Apesar das praias liberadas, lei municipal proibia o som alto. A Polícia Militar interveio e dispersou a multidão. O capitão Guilherme Aquino, comandante da PM local informou que forma mais de 20 autuações por excesso de som e cada uma resultou em multa de R$ 5 mil.

Em Caraguatatuba, na mesma região, pessoas se aglomeraram durante na praia Martim de Sá. Havia som alto e a maioria não usava máscaras, segundo registros feitos por moradores em redes sociais. Mesmo com o tempo fechado, as praias continuaram lotadas ao longo do dia.

LEIA TAMBÉM : Caraguatatuba Verão 2021 no litoral norte paulista : cuidado com crianças perdidas na orla das praias

Em Ilhabela, temporal na madrugada arrastou embarcações. Um veleiro foi jogado contra o píer na Praia do Pinto, gerando danos materiais. Em São Sebastião, 18 pessoas precisaram ser resgatadas na Praia de Guaecá. Elas estavam em um banana boat quando foram surpreendidas pela chuva forte com rajadas de vento e não conseguiram retornar. Todo grupo usava coletes e foi resgatado por motos aquáticas do Grupamento de Bombeiros Marinhos.

Em Guarujá, na hora da virada, banhistas invadiram a Praia de Pitangueiras, na região central, que estava fechada com gradis. Guardas municipais tiveram dificuldade para retirar os invasores. Houve registros de grupos ocupando a faixa de areia com cadeiras e guarda-sóis. Na manhã de sexta (1°.1.21) , percebendo a desmoralização do decreto e a ineficiência na fiscalização, a prefeitura decidiu liberar o acesso às praias da cidade. Os gradis foram retirados por volta das 11 horas.

LEIA TAMBÉM : Guarujá Verão 2021 : Mirante das Galhetas vira ponto turístico após obras de revitalização

A cidade de Praia Grande manteve as praias liberadas, mas a prefeitura não conseguiu evitar as aglomerações. Centenas de turistas e moradores se reuniram na orla sem usar máscaras e as praias ficaram lotadas. A faixa de areia chegou a ser coberta por guarda-sóis.

Em Mongaguá, a Polícia Militar precisou usar bombas de efeito moral para dispersar uma multidão reunida em um ‘pancadão funk’ na praia do bairro Agenor de Campos. A festa começou na noite de quinta-feira e ocupou três quarteirões da Avenida Mário Covas Júnior. O evento só foi dispersado após a chegada das viaturas da PM, às 8 horas da manhã.

O policiamento no litoral paulista durante a virada do ano foi reforçado com um contingente de 2.300 homens.

Litoral Gaúcho

Na madrugada deste sábado (2/1), policiais militares e guardas municipais utilizaram bombas de gás para dispersar cerca de 3 mil pessoas que participavam de uma festa na beira da praia de Imbé, no litoral do Rio Grande do Sul. A ação ocorreu às 4h45, após os agentes terem recebido inúmeras ligações de moradores, reclamando da perturbação. O trecho de praia fica próximo ao centro do município, onde está a maioria dos restaurantes, bares e quiosques.

Parte dos veranistas estão aproveitando as praias no litoral gaúcho mantendo o distanciamento entre as pessoas para evitar contrair a Covi-19. Em Capão da Canoa, no Litoral Norte, uma das formas encontradas foi se instalar com guarda-sol, cadeira e cooler sobre às dunas.

LEIA TAMBÉM : Imbé Verão 2021 : prefeitura publica decreto no sábado com várias restrições para a beira-mar

Tramandaí Verão 2021 : Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, pratica surf no litoral gaúcho

Nordeste

O acesso às praias de Salvador estava proibido desde o dia 31 de dezembro. Neste sábado (2), ele foi liberado. Quando o sol saiu, os banhistas começaram a lotar as praias. À tarde, algumas pareciam verdadeiros formigueiros. Pouca gente respeitou a recomendação do uso de máscara.

O lounge de hotel na Praia do Futuro, em Fortaleza, foi interditado pela Vigilância Sanitária na noite de sábado (2.1.21) por descumprimento do decreto estadual que proíbe festas e eventos com aglomeração no Ceará. Seis pessoas foram encaminhadas à delegacia por agentes da Polícia Militar. O estabelecimento já havia sido interditado no dia 27 de dezembro, durante uma operação do órgão que autuou, ao todo, 15 espaços por desrespeito às normas sanitárias contra a Covid-19. Na ocasião, o estabelecimento teve as atividades suspensas por 14 dias.

LEIA TAMBÉM : Litoral Cearense Verão 2021 : urbanização da Praia de Arpoeiras e duplicação da CE-025 facilita acesso à Aquiraz

Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), assinou decreto que prorroga a interdição da praia do Complexo Turístico Ponta Negra até o dia 31 de janeiro de 2021. O ato normativo consta no Diário Oficial do Munícipio de sexta-feira (1º.1.21), e visa reduzir o contágio da Covid-19 na capital, com mais de 80 mil casos da confirmados doença, que voltou a avançar em dezembro.

A praia da Ponta Negra foi fechada pela primeira vez em março do ano passado e em julho foi reaberta. Porém em setembro, o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto proibiu o acesso ao local novamente para prevenir contra o risco de contágio pelo novo coronavírus em Manaus.

Litoral Catarinense

Balneário Arroio do Silva Verão 2021 : decreto libera funcionamento de estabelecimentos até às 2h e divulga Projeto Música na Praça e Ginástica na Praia