ter. jan 18th, 2022

Aracruz Temporada Verão 2022: praias estão próprias para banho

Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou os testes de balneabilidade nos pontos do litoral. O monitoramento, realizado pela equipe técnica da Gerência de Controle e Qualidade Ambiental (GCQA), em parceria com os laboratórios de análises ambientais, constatou que os 13 pontos estão próprios para banho. 

O Programa Balneabilidade Água Limpa, que faz as análises microbiológicas e físico-químicas, tem o monitoramento realizado a cada 15 dias de dezembro a março, período que de maior fluxo de banhistas, e de abril a novembro, mensalmente. As praias analisadas foram as da Barra do Riacho, Barra do Sahy (três pontos), Praia dos Quinze, Putiri, Mar Azul, Sauê, Padres, Sauna, Coqueiros, Santa Cruz e Formosa. 

De acordo com o secretário da Semam, Aladim Cerqueira, o monitoramento da água evita que a população se contamine com as mais diversas doenças. “Essa é uma ação muito importante, contínua, necessária e sistemática das variáveis ambientais que tem o objetivo de identificar e avaliar as condições dos recursos naturais. É por meio do programa que verificamos os parâmetros estabelecidos pela legislação, qual região está apropriada para banho. Dessa forma, os aracruzenses e os turistas poderão aproveitar os momentos de lazer com segurança”, comentou.