O que fazer no Rio de Janeiro: passeios radicais na Cidade Maravilhosa

Hellotickets Rio de Janeiro passeios radicais

Temporada Verão

O que fazer no Rio de Janeiro: passeios radicais na Cidade Maravilhosa

Mais que praias, samba e futebol na areia, os passeios radicais no Rio de Janeiro mostram que a cidade tem muito a oferecer; reserve seus passeios com antecedência com a Hellotickets

Quando a gente fala em viagem ao Rio de Janeiro, quais as primeiras atrações que vêm à cabeça? Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Jardim Botânico, e por aí vai, né? Pois saiba que, ao pensar no que fazer no Rio de Janeiro, os passeios radicais na Cidade Maravilhosa mostram o quanto ela tem a oferecer. E você pode reservar tudo pela Hellotickets. 

O fato é que a própria geografia do Rio de Janeiro favorece a prática de esportes radicais. Desde as serras que circundam a cidade até os parques, como a Tijuca, há várias opções para quem curte turismo de aventura e ecoturismo. 

A começar pelos voos de asa delta e saltos de parapente, esportes que colocam o Rio de Janeiro entre os melhores lugares do mundo. Nos parques, há opção de praticar tirolesa, arvorismo, escalada, enquanto o mar é propício para o caiaque oceânico e mergulho. 

Passeios radicais no Rio de Janeiro 

A seguir, listamos os passeios radicais a fazer no Rio de Janeiro. Para planejar sua atividade, reserve-a com antecedência pela Hellotickets e receba todas as informações necessárias. 

  1. Excursão de Jipe pela Floresta da Tijuca 

O Parque Nacional da Tijuca, ou Floresta da Tijuca, é uma unidade de conservação   localizada no coração do Rio de Janeiro. O parque é dividido em três setores (Floresta, Serra da Carioca, Pedra Bonita e Gávea), fato que serve para organizar a visita.

A mata abriga, nada menos, que 63 espécies de mamíferos, 226 aves, 70 anfíbios e répteis, e 67 invertebrados. Lá, há opções de atividades para todos os gostos, desde piqueniques e contemplação até as atividades radicais, por exemplo, escalada e trilhas. 

Entre os cartões postais cariocas que ficam dentro do parque, temos o Morro do Corcovado, Pedra da Gávea, Vista Chinesa, Paineiras e Parque Lage

Atividades radicais no Parque da Tijuca

Uma sugestão de passeio radical pelo Parque da Tijuca é a Excursão de Jipe. Com duração de quatro horas, inclui caminhada ecológica acompanhada por guia, parada na Cachoeira dos Primatas, vista da Mesa do Imperador e visita à Capela Mayrink.      

Caminhada no Parque da Tijuca 

Outra atividade possível no Parque da Tijuca é a caminhada com guia que dá explicações sobre a unidade de conservação. 

  1. Voo de asa-delta 

Também saindo do Parque da Tijuca, o voo de asa-delta é um dos passeios radicais mais procurados no Rio de Janeiro. A decolagem é na Pedra Bonita, de uma altura de 510 metros. O passeio sobrevoa toda a floresta e, claro, o mar, até pousar na Praia do Pepino, em São Conrado.  

O voo tem duração de cinco a 20 minutos e não requer experiência prévia. Porém, há limite de peso para o passageiro ou passageira. 

Experiência de asa-delta no Rio de Janeiro 

A experiência é liderada por Konrad Heilmann, campeão mundial de WXC, e sua equipe. O voo passa pela Mata Atlântica, Rocinha, Pão de Açúcar, Cristo e para em São Conrado. As fotos e vídeo são inclusos. 

  1. Parapente 

O voo de parapente também decola da Pedra Bonita, a mais de 500 metros de altura. Ainda que muita gente confunda, o parapente não é exatamente igual à asa-delta, uma vez que sua asa é inflável e sem estrutura rígida.   

  1. Caiaque oceânico 

Com um mar e lagoas incríveis, como não colocar o caiaque entre os passeios radicais a serem realizados no Rio de Janeiro? O passeio tem início na Praia Vermelha e segue até a Ilha da Cotunduba, na entrada da Baía de Guanabara

No total, são cerca de quatro quilômetros de percurso e, durante o passeio, você ganha, de brinde, as vistas de Ipanema, Copacabana, Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Niterói, Floresta da Tijuca e Morro Dois Irmãos.  

  1. Stand-up paddle 

Também começando na Praia Vermelha, o passeio de stand-up paddle segue até a Pedra do Anel, já chegando à encosta do morro do Leme. São cerca de três quilômetros de percurso com vistas panorâmicas para pontos importantes do Rio, como o Pão de Açúcar.  

  1. Mergulho 

O mergulho é uma atividade que cabe tanto para pessoas experientes quanto mergulhadores certificados. Em todos os casos, você é acompanhado do instrutor durante todo o tempo, de tal forma que ele te mostra, por exemplo, as espécies marinhas, cavernas, além de orientar sobre o equipamento. 

  1. Tirolesa e arvorismo 

Com tantos parques, como o Parque da Tijuca, a tirolesa e arvorismo estão entre os passeios radicais a fazer no Rio de Janeiro. Enquanto a tirolesa consiste na travessia entre dois pontos, com a pessoa presa a um cabo de aço, no arvorismo, ela atravessa o espaço sobre plataformas montadas sobre as copas das árvores. 

Depois de se aventurar pelas árvores, que tal uma excursão tranquila pelo Rio Antigo e Santa Teresa, o bairro dos bondinhos? 

  1. Rapel 

O Morro da Urca, entre o Leme e Botafogo, é um dos melhores pontos para a prática de rapel no Rio de Janeiro. A atividade desce por 20 metros e, para praticá-la, é aplicado esforço físico leve. Para chegar até o ponto de descida, a pessoa primeiro faz uma caminhada com duração média de 35 minutos. 

  1. Escalada 

Com certeza, você já deve ter visto fotos de pessoas desafiando a gravidade em pedras a alturas vertiginosas. A escalada é, certamente, um dos melhores passeios radicais a fazer no Rio de Janeiro. Pontos não vão faltar, a saber: 

  • Serra dos Órgãos 
  • Floresta da Tijuca 
  • Urca 

 As vias de escalada são muitas, mas é necessário ter alguma experiência no esporte antes de se aventurar. 

  1. Tour de Helicóptero 

Ok, não é exatamente um passeio radical, mas é, sem dúvidas, um dos mais bonitos a fazer no Rio de Janeiro. O passeio dura cerca de dez minutos e sobrevoa atrações turísticas conhecidas, permitindo fotos totalmente instagramáveis. 

O que pensar antes de fazer um passeio radical no Rio de Janeiro 

Além de reservar sua atividade com antecedência pela https://www.hellotickets.com.br, é indispensável saber todas as informações possíveis sobre o passeio antes de embarcar. Veja as condições, se é necessário ter algum preparo físico e os equipamentos necessários para realizar a atividade com segurança.  


Foto Aline Cardoso / Pexels