qua. dez 1st, 2021
Linhares Temporada Verão no Litoral Capixaba - temporadaverao.com

Linhares Temporada Verão 2022 : município conta com cinco pontos próprios para banho


Linhares, no litoral norte capixaba, conta com cinco pontos próprios para banho, de acordo com o monitoramento de balneabilidade realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, válido até o dia 19 de novembro de 2021. Já os pontos localizados no Porto e na Avenida Careba da Vila de Regência, além da Avenida Júpiter em Pontal do Ipiranga, estão impróprios para banho.

O ponto da Avenida Netuno em Pontal do Ipiranga está apto para banho. Foto: Secretaria de Meio Ambiente.
Conforme o resultado, Regência conta apenas com a Reserva Biológica de Comboios – REBIO apta para banho. Em Povoação, o da Avenida Caboclo Bernardo está próprio para banho. Em Pontal do Ipiranga são três pontos: Avenida das Luas, Avenida Netuno, além do riozinho.

Todos os pontos são monitorados pelo Departamento de Recursos Naturais, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e podem apresentar mudanças nas classificações de uma semana para outra, devido a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré. Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio. As placas serão sempre atualizadas conforme recomenda a resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As condições serão divulgadas no site oficial da Prefeitura e nas redes sociais do Município e também no ponto de análise, onde constam placas informativas se a praia ou lagoa está própria, imprópria e/ou interditada para banho.

Evite aglomerações

Profissionais da saúde e autoridades têm destacado, como medida preventiva à propagação da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, a relevância de que os brasileiros evitem aglomerações e o contato próximo com outras pessoas.

A recomendação ocorre porque a transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro; tosse; gotículas de saliva; contato físico com uma pessoa infectada e toque em objetos ou superfícies contaminadas (seguido de contato com boca, nariz ou olhos).

Para reduzir as chances de transmissão pelo contato com secreções, a orientação é não permanecer perto de um grande número de pessoas. A medida vale para cidadãos de qualquer faixa etária – assim, neste momento, também representa uma decisão importante evitar locais como clubes, piscinas, praias, bares e casas noturnas.


Publicação com apoio do site Réveillon no Brasil