sex. out 22nd, 2021
Macaé Temporada Verão - Notícias Macaé - Temporada Verão Turismo / Destinos

Macaé Temporada Verão 2022

Prefeitura de Macaé terá sistema de preenchimento online para ônibus de turismo

Como parte do programa de retomada do turismo no município de Macaé, situado a 180 quilômetros a nordeste da  Cidade do Rio de Janeiro, as Secretarias de Mobilidade Urbana e Adjunta de Turismo se reuniram, com objetivo de agilizar a implantação do novo cartão de identificação para os ônibus de turismo em geral terem acesso ao município.

A ideia é aprimorar o controle na entrada deste modal rodoviário. O novo cartão de identificação dos ônibus terá QR Code para facilitar a ação da fiscalização da Coordenadoria Geral de Transportes e será preenchido online. O setor de Cadastro e Vistoria da Mobilidade Urbana é que irá receber as informações para autorização.

A previsão é que, em torno de 30 dias, já seja possível o acesso online para as empresas de ônibus de turismo fazerem a solicitação de entrada no município. A preocupação do município é com o ordenamento do trânsito e fluxo de pessoas tanto na orla do município, quanto na Região Serrana por conta da chegada da alta temporada 2021-2022.

Até que seja implantado o novo sistema, os ônibus de turismo que quiserem entrar no município devem enviar e-mail para a Secretaria Adjunta de Turismo (sedecturmacae@gmail.com) solicitando orientação sobre os procedimentos. Será encaminhado um formulário que, após preenchido, deve ser encaminhado para o setor de Cadastro e Vistoria da Coordenadoria de Transportes da Mobilidade Urbana (cadastroevistoria@macae.rj.gov.br).

Em caso de dúvida, os telefones para contato são: (22) 2763-6320 (Cadastro e Vistoria) e (22) 2791-9008, ramal 214 (Turismo).

“Em 2019, na alta temporada, foram mais de 100 ônibus que vieram ao município, sendo 68 só no Réveillon. A implantação desse novo cartão faz parte da retomada do turismo em Macaé, uma vez que a forma predominante, agora, é o turismo pelo modal rodoviário, com destinos de até 600 quilômetros das capitais”, explicou o secretário adjunto de Turismo, Leonardo Anderson.

Feriado de 12 de outubro

A Prefeitura de Macaé já tem um planejamento de ordenamento para o feriado de 12 de outubro (Dia de N.S. Aparecida). A operação será realizada na região serrana, com início na sexta-feira (8) e término na terça-feira (12).

A operação é coordenada pela Secretaria de Ordem Pública e contará com a atuação da Guarda Municipal, Mobilidade Urbana, Turismo, Ambiente e Sustentabilidade, Coordenadorias de Posturas e Vigilância Sanitária. As ações começam em Córrego do Ouro e seguem no Trapiche, Glicério, Frade e Sana.

As atividades visam garantir um turismo sustentável, em que as pessoas que visitem o local possam usufruir, com ordenamento e respeitando o ambiente.

Mais Macaé

A Lagoa de Jurubatiba é uma das menores entre as 18 lagoas que integram o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Suas águas de coloração escura, devido a presença de raízes, porém são límpidas. É permitida a visitação e o banho, mas a pesca não é permitida.

A Laguna de Imboassica já foi considerada um verdadeiro santuário ecológico. Hoje em dia recebe dejetos de esgoto domiciliar de alguns bairros que surgiram em seu entorno e esta com má preservação devido à exploração imobiliária. No passado, já foi muito procurada para as atividades de lazer e para a prática esportiva. Tem uma área de 5 quilômetros quadrados, fazendo limite com o município de Rio das Ostras e está a 11,5 quilômetros do centro da cidade.

A Praia do Pecado é a continuação da Praia dos Cavaleiros até encontrar-se com a Lagoa de Imboassica, já no limite com o município de Rio das Ostras. Ideal para o surfe e para o bodyboard, é muito procurada também para a prática de pesca de mergulho e pesca de linha.Praia dos Cavaleiros

A Praia dos Cavaleiros localiza-se no bairro de mesmo nome, reduto dos principais restaurantes da cidade. Ideal para o banho e para a pesca em suas várias lajes e costões. Na Praia dos Cavaleiros, realizam-se as competições esportivas do FestVerão.

A Praia Campista é de mar aberto e agitado, sendo muito utilizada para a pesca e há também escolas de windsurfe, por ser um local com ótimo espaço e condição para a prática desse esporte. Localiza-se entre a Prainha do Farol e a Praia dos Cavaleiros, muito próxima ao centro urbano.

A Prainha do Farol tem apenas 120 metros de extensão. Quando o mar está calmo, suas águas cristalinas são um convite ao banho e também para a pesca. Nesta praia localiza-se a ruína do antigo farol de Macaé, construído em 1880, nos primeiros anos de existência do município.Praia de Imbetiba (Praia de Cocotá)

A Praia de Imbetiba abriga hoje o Terminal de Imbetiba, em apoio as atividades de extração de petróleo na plataforma continental. Recebe descarga de afluentes sanitários tratados do bairro Parque Valentina Miranda e da Petrobras. É muito procurada para a prática de cooper e para passeios ao amanhecer e ao entardecer.

A Praia de São José do Barreto é um prolongamento da Praia da Barra. Recebe alguns detritos do Rio Macaé. É uma das preferidas pelos pescadores de linha. Esta praia atravessa o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.