Boletim de Balneabilidade das praias da Grande Natal : um trecho impróprio e 32 próprios para banho

Boletim de Balneabilidade nas praias da Grande Natal - temporadaverao.com

Temporada Verão

Boletim de Balneabilidade das praias da Grande Natal

Boletim de Balneabilidade nas praias da Grande Natal : A Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta, é o único trecho impróprio para banho analisado pelo Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte publicado na sexta-feira (4.11.22). O documento informou ainda que 32 trechos estão próprios para o público.

Foram coletadas e classificadas amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de informar aos banhistas as condições das praias monitoradas.

A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas.

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.

Programa Água Azul

O Programa Água Azul consiste na medição e verificação periódica de parâmetros de qualidade de água, usada para o acompanhamento da condição atual, sua evolução e controle da qualidade do corpo de água, além de possibilitar a projeção de situações futuras. O Programa tem por objetivos realizar o monitoramento sistemático da qualidade das águas dos principais corpos d’água interiores norte-rio-grandenses, bem como das águas subterrâneas, verificar as condições de balneabilidade de diversas praias do Estado, além de promover uma investigação passivo ambiental, decorrente da contaminação, por derivados de petróleo, do aquífero na Cidade de Natal.

Praias no Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, as praias se destacam principalmente pelas belezas naturais, águas limpas e mornas, além da existência de clima convidativo, motivos pelos quais elas se apresentam entre as maiores atrações turísticas do Estado, contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento socioeconômico regional.

Segundo o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, além de ser atração turística, as praias são também utilizadas pelos potiguares como importantes áreas de recreação e lazer. “Investimos no monitoramento sistemático e na conservação das praias, para garantir o banho seguro e saudável em nosso litoral e alertar o banhista quanto à qualidade da água e das condições microbiológicas”, afirma.

Mais informações no site do Idema.


Texto e Foto : Idema 
Publicação ‘ Balneabilidade nas praias da Grande Natal ‘ no Temporada Verão com apoio dos sites Réveillon no Brasil e Carnaval no Brasil



Recomendações aos banhistas

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.