qua. dez 1st, 2021
Boletim de Balneabilidade nas praias da Grande Natal - temporadaverao.com

Temporada Verão

Boletim de Balneabilidade : praias da Grande Natal estão próprias para banho

Todas as praias de Natal e da região metropolitana estão próprias para banho no domingo (24.10.21) conforme o boletim de balneabilidade do Programa Azul. O boletim inclui praias de Natal, Extremoz, Parnamirim e Nísia Floresta na sua avaliação. O programa monitora 33 locais de banho, entre praias, balneários e lagoas da Grande Natal.

Boletim de Balneabilidade nas praias da Grande Natal

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.

Programa Água Azul

O Programa Água Azul consiste na medição e verificação periódica de parâmetros de qualidade de água, usada para o acompanhamento da condição atual, sua evolução e controle da qualidade do corpo de água, além de possibilitar a projeção de situações futuras. O Programa tem por objetivos realizar o monitoramento sistemático da qualidade das águas dos principais corpos d’água interiores norte-rio-grandenses, bem como das águas subterrâneas, verificar as condições de balneabilidade de diversas praias do Estado, além de promover uma investigação passivo ambiental, decorrente da contaminação, por derivados de petróleo, do aquífero na Cidade de Natal.

Praias no Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, as praias se destacam principalmente pelas belezas naturais, águas limpas e mornas, além da existência de clima convidativo, motivos pelos quais elas se apresentam entre as maiores atrações turísticas do Estado, contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento socioeconômico regional.

Segundo o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, além de ser atração turística, as praias são também utilizadas pelos potiguares como importantes áreas de recreação e lazer. “Investimos no monitoramento sistemático e na conservação das praias, para garantir o banho seguro e saudável em nosso litoral e alertar o banhista quanto à qualidade da água e das condições microbiológicas”, afirma.

Mais informações no site do Idema.