ter. nov 30th, 2021
Festival de Verão em Linhares - Litoral Capixaba Turismo - Sortimentos.com
Festival de Verão em Linhares – Litoral Capixaba Turismo – Sortimentos.com

Linhares Verão 2021 : Festival de Verão Online, balneabilidade em praias e lagoas e moradores em situação de rua

Festival de Verão On Linhares

De quinta-feira (28.01) até domingo (31.01), vai rolar muito entretenimento e diversão na penúltima semana do Festival de Verão On Linhares. Ao todo, serão 14 apresentações de vários artistas e mais de 15 horas de arte, música e cultura, animando o evento virtual da cidade do litoral capixaba. As apresentações são transmitidas ao vivo pelo Youtube oficial da Prefeitura de Linhares: youtube.com/prefeituralinhares.

Linhares conta com 11 pontos próprios para banho

Na sexta-feira (22.01), a equipe de monitoramento de balneabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, divulgou os resultados das amostras coletados na 2ª campanha desse mês de janeiro válidos até o dia 29. De acordo com o resultado, o município conta com 11 pontos próprios para banho entre praias e lagoas. Mesmo com os pontos estando aptos para banho é importante poupar a ida até esses locais para evitar aglomerações, numa medida de prevenção ao novo coronavírus.

Conforme o monitoramento, em Regência são três pontos, um na rua principal, outro no projeto Tamar e no Porto. Em Povoação, o da rua principal está apto. Em Pontal do Ipiranga são quatro pontos: na primeira, segunda e terceira avenidas, além do riozinho. As lagoas Nova, Três Pontas e do Fantin também estão liberadas.

Os 11 pontos são monitorados pelo Departamento de Recursos Naturais, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e podem apresentar mudanças nas classificações de uma semana para outra, devido a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré. Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio. As placas serão sempre atualizadas conforme recomenda a resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Evite aglomerações

Profissionais da saúde e autoridades têm destacado, como medida preventiva à propagação da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, a relevância de que os brasileiros evitem aglomerações e o contato próximo com outras pessoas.

A recomendação ocorre porque a transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro; tosse; gotículas de saliva; contato físico com uma pessoa infectada e toque em objetos ou superfícies contaminadas (seguido de contato com boca, nariz ou olhos).

Para reduzir as chances de transmissão pelo contato com secreções, a orientação é não permanecer perto de um grande número de pessoas. A medida vale para cidadãos de qualquer faixa etária – assim, neste momento, também representa uma decisão importante evitar locais como clubes, piscinas, praias, bares e casas noturnas.

Moradores em situação de rua

Entre os meses de janeiro e dezembro de 2020, cerca de 347 moradores em situação de rua foram encaminhados para a Casa de Acolhida “Peregrino São Francisco de Assis”, por meio do serviço de abordagem realizado pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A coordenadora dos Serviços de Abordagem da Prefeitura de Linhares, Atila Mara Neves Gomes, informa que a ação é realizada nas vias e espaços públicos da cidade com o objetivo de orientar as pessoas quantos aos cuidados com a saúde e a importância de se dirigirem à Casa de Acolhida “Peregrino São Francisco de Assis”, principalmente neste período de pandemia. Para acionar o serviço a população deve entrar em contato pelo telefone (27) 3372 2099.