ter. jan 18th, 2022
Balneabilidade das praias de Balneário Camboriú - temporadaverao.com

Temporada Verão 2022

Prefeitura de Balneário Camboriú apresenta o Plano Verão 2022

O prefeito Fabrício Oliveira e secretário de Turismo Geninho Góes apresentaram tudo o que o governo municipal fez para preparar a cidade para a temporada de verão que, segundo entidades ligadas ao turismo, deverá ser a melhor dos últimos anos.

O Réveillon 2022 de Balneário Camboriú está mantido, e terá oito balsas, além do maior relógio de contagem regressiva para o Novo Ano (na Big Wheel). O prefeito Fabrício Oliveira disse que não há ‘tempo hábil’ para contratação porque as empresas do segmento não conseguem entregar e por isso estão contando com o apoio da iniciativa privada, que consegue contratar diretamente. Sobre a iluminação da praia uma licitação específica está no cronograma. A gestão pública destaca que será o segundo maior espetáculo do país, com 15 minutos de fogos de artifício, através de oito balsas, e terá o maior relógio de contagem regressiva do Brasil, na Big Wheel.

No Réveillon, haverá atendimento de ocorrências pré-hospitalares e atendimentos de baixa complexidade na praça Almirante Tamandaré, molhes Pontal Norte e Barra Sul. Na limpeza pós Virada, atuarão 300 pessoas com apoio de 14 máquinas, 16 caminhões e 04 camionetes.


Plano Verão 2022 em Camboriú

O planejamento do Plano Verão 2022 em Camboriú foi baseado na estimativa de fluxo turístico (a base de cálculo foi a produção de lixo domiciliar por pessoa – considerando os meses de dezembro a março), em 2018/2019 Balneário recebeu 2.014.503 turistas, já em 2019/2020 1.922.237 e na última, a ‘temporada da pandemia’ 1.448.945 (28,07% a menos que 2018/2019).

Temporada de cruzeiros – dezembro/2021 a abril/2022

Ações: implantação provisória de área sinalizada exclusiva para embarque e desembarque de operação receptivo turismo, táxi e transportes por aplicativos; equipe de Fiscalização de Transportes em operação nas chegadas dos transatlânticos para coibir transporte clandestino.

Praia Limpa

Haverá também através da Secretaria do Meio Ambiente o projeto Terra Limpa, focando em educação ambiental com distribuição de sacolas, identificação de crianças (em 9 pontos da praia). De 27/12 a 01/03.

Agenda de Eventos da Fundação Cultural

A Fundação Cultural é responsável pela parte organizacional da programação do Natal, além das feiras que acontecem pela cidade, com a da Cultura (sábado das 9h às 15h na praça da Cultura); Feira de Verão (quarta, quinta, sexta e sábado das 16h às 22h na praça da cultura); Feira de Natal (sexta a domingo das 16h às 22h na praça Higino Pio – até 06 de janeiro); Feira da Barra (aos domingos das 14h às 20h na praça do Pescador, no Bairro da Barra; Feira da Rua 200 (quarta e sábado das 7h às 12h); Vila do Artesanato (quarta a sexta das 14h às 18h e aos sábados das 9h às 15h, na praça da Cultura).

Fundação Municipal de Esportes

Arena esportiva de verão – no Pontal Norte (contemplará atividades esportivas, culturais, lazer e entretenimento gratuito com programação ainda de torneios profissionais de beach tennis, vôlei de praia, futevôlei , Futebol das Estrelas e 57º Campeonato de Futebol de Areia.

CCO

Base que será implantada entre a Rua 1.500 e Tamandaré, com a participação de todas as forças de segurança (a prefeitura está em negociação com a Polícia Civil, porque o objetivo é ter no local uma ‘delegacia móvel’, inclusive com celas) e também secretarias municipais.

O objetivo é ser um ‘centro de resposta rápida’, atendendo denúncias e dúvidas de moradores e turistas, além de medição de pressão arterial, glicemia capilar, curativos, orientações e acolhimento, divulgação de atividades esportivas que acontecerão na praia e de projetos como Praia Acessível (que terá três pontos na praia central), Abraço à Vida e Abraço à Mulher (que também atendem turistas no verão).

Guarda Municipal

  • Haverá 170 guardas municipais empenhados 24h na Operação Verão.
  • Acontecerão operações por toda a cidade como a Operação Mar Azul, Saturação nos Bairros e BC Mais Segura.
  • A Guarda Municipal também vai auxiliar nas fiscalizações do Abraço Animal, atendendo denúncias e fazendo fiscalizações de maus tratos aos animais.

Corpo de Bombeiros

  • Serão 109 guarda-vidas sob a supervisão de 6 bombeiros militares;
  • Um Grupo de Busca e Salvamento com serviço 24h localizado na Barra Norte;
  • A praia central conta com videomonitoramento;
  • Serão 13 postos de guarda-vidas, 6 cadeirões (incluso praias agrestes);
  • Uma embarcação utilizada para o resgate e salvamento e duas motonáuticas.

Polícia Militar

Reforço no efetivo de 74 policiais convencionais (virão 120 ao total para a região que, segundo o Tenente-Coronel Daniel Nunes da Silva, poderão vir para Balneário se necessário e vice-versa, com Balneário auxiliando as cidades que precisarem) + Cavalaria de Joinville e São José, e as tropas do BOPE e Choque se necessário;

Os PMs focarão na preservação da ordem pública, identificação, aplicação e obtenção de recursos, antecipação e solução de problemas.

O foco está na análise criminal com a identificação diária das causas dos problemas e policiamento preventivo nos principais pontos da cidade, com ações diárias de fiscalização (mar, terra e ar).

Resgate Social

O Resgate Social, que auxilia as pessoas em situação de rua, receberá uma atenção especial com uma campanha que envolverá as forças de segurança e também os comerciantes, donos de restaurantes e hoteleiros, com o objetivo de incentivar que moradores e turistas não façam esmola.

Serão 170 pessoas na ação, com equipe de patrulha social, motocicletas, veículos utilitários e ainda a Casa de Passagem (espécie de albergue municipal), passando por pontos críticos e conhecidos como semáforos, agências bancárias, shoppings, calçadão da avenida central, Hotel Ilha da Madeira, Praça da Cultura, camelódromo, mercados e até mesmo a Igreja Embaixada do Reino de Deus (onde os mendigos costumam ir pedir por comida, etc.).

Fiscalização

A Fiscalização de Posturas atuará com 170 fiscais atuando nas praias junto aos ambulantes e coibindo a presença de animais domésticos na areia.

Verão com Saúde

As equipes serão ampliadas para garantir o atendimento de turistas e moradores (PA da Barra, UPA Nações e Hospital Municipal Ruth Cardoso). O atendimento ao turista com suspeita de Covid-19 inicialmente deve ser ofertado a rede privada de atendimento (Unimed e Hospital do Coração), e como referência para atendimento SUS aos pacientes sintomáticos Centro da Covid-19, anexo ao Ruth Cardoso.

Testes rápidos de HIV/AIDS, hepatite e sífilis também serão realizados aos finais de semana no CCO, na praia central.

A Vigilância Epidemiológica monitorará diariamente os casos, como já o faz desde o início da pandemia, bem como rastreará casos suspeitos ou positivos de Covid em passageiros dos navios.

A Vigilância Sanitária irá fiscalizar a disseminação da Covid-19, intensificará o combate à Dengue (através de visitas nos imóveis) e intensificará também o combate à proliferação de escorpiões e pombos.

Infraestrutura

A Avenida Atlântica e demais avenidas principais, de acesso e contorno, receberam melhorias em infraestrutura e paisagismo;

Para obras de ampliação da praia foram retirados equipamentos esportivos e recolhidas as bateiras e semelhantes;

Limpeza e drenagem – Lavação de praças e pisos, serão realizadas com a frequência necessária junto ao Teatro, Praça Higino Pio, Calçadão da Central, Praça da Bíblia (Cultura) e locais de alto tráfego, e também limpeza de bocas de lobo.

Bairro da Barra – Foi implantado um canteiro com o letreiro ‘Eu amo a Barra’ e foi efetuada a melhoria na ponte com bancos e paisagismo, para se tornar mais atrativo.

Taquaras – Recebeu meio-fio para estacionamento diagonal e foi restaurando o acesso à areia, com muretas e novos decks de acesso em alguns pontos.

Laranjeiras – As melhorias foram concentradas nos locais recuados, como calçadões.

Estaleiro e Estaleirinho – As praias com certificação Bandeira Azul receberam asfaltamento em três ruas de acesso à orla.

Serviços na temporada – vistorias semanais; mais de 1000 contentores com capacidades variadas; quantidade de lixeiras foi triplicada (de 300 para 900 unidades, na praia central); trabalho de limpeza na praia receberá reforço de três novos tratores, para rastelar e propiciar aeração; a Ambiental terá 660 funcionários em toda a operação; uso de 24 veículos.

EMASA – A capacidade de tratamento de água passou de 670 para até 1.300 litros por segundo, melhorando o abastecimento, incluindo: Nova de Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT): maior e mais moderna; Novo Reservatório concluído ETA: tanque armazena 3,4 milhões de litros e abastece todos os reservatórios da cidade; 4 novos filtros e novo sistema de bombeamento; Interligação da nova rede de 800mm de água bruta: ampliando a capacidade de transporte de água do Rio Camboriú até a ETA;


Publicação com apoio do site Réveillon no Brasil ( https://reveillonnobrasil.com )