ter. jan 18th, 2022
Temporada Verão em São Jose de Ribamar no Litoral do Maranhão - temporadaverao.com

Temporada Verão

São José de Ribamar Temporada Verão : decreto proíbe circulação de veículos em praias e prefeitura cancela Carnaval

A Prefeitura de São José de Ribamar cancelou, através dos decretos 4.636 e 4637/2022, as festividades de Carnaval e Lava Pratos 2022 no município, devido ao aumento de casos do Covid-19 e do surto de síndromes gripais.

Além das festividades carnavalescas, a prefeitura suspendeu as atividades da Feirinha Ribamar, que aos domingos promove cultura, artesanato, hortifruti e a gastronomia do município.

A decisão do prefeito Dr. Julinho visa evitar aglomerações públicas e o descontrole sanitário na cidade, “em reunião com a nossa equipe de governo, decidimos cancelar o Carnaval, Lava Pratos 2022 e suspender a Feirinha em nossa cidade para garantir que o vírus não avance”, disse.

Além do carnaval promovido pela prefeitura, a administração municipal editará decreto para controlar e regulamentar os eventos privados no município, e manterá uma equipe de fiscalização formada pela Blitz Urbana, Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária para garantir o cumprimento da determinação.

“Montamos uma força tarefa para fazer cumprir a Lei e obedecer ao decreto editado pelo prefeito Dr. Julinho. O objetivo dessas medidas é preservar o maior bem que temos, a vida”, disse José Antônio, secretário de Meio Ambiente.


Decreto proíbe circulação de veículos em praias

Disciplinamento no trânsito visa não prejudicar bares e restaurantes

A prefeitura de São José de Ribamar, por meio do Decreto 4.636/2022, proibiu o acesso de veículos à faixa de areia das praias do Aracagy, Meio e Panaquatira. A decisão vale aos sábados, domingos e feriados. A medida tem o objetivo de combater a disseminação da Covid-19 e Influenza no município.

De acordo com o decreto, só terão acesso os veículos de órgãos militares, públicos de conservação e proteção ao meio ambiente, limpeza, ambulâncias e serviços funerários. Também é permitida a circulação de carros de agentes públicos no exercício da função, moradores, cujo acesso dependa da faixa de areia, e para carga e descarga de equipamentos para prática de esportes.

Segundo o secretário de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social (SEMTRANS), Wildson Pontes, um disciplinamento no trânsito será feito para não prejudicar bares e restaurantes. “No Araçagy, os veículos ficarão no estacionamento. Nas praias do Meio e Panaquatira, eles serão deslocados às vias transversais de acesso às praias. Esta ação, vai reduzir o impacto no comércio local e vai evitar que uma medida impopular seja tomada, como o fechamento dos estabelecimentos”, explicou.

Para garantir o cumprimento do decreto, uma ação conjunta está sendo montada com a Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Blitz Urbana e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Polícia Militar.

Cabe destacar, que a decisão de proibir a circulação de veículos foi embasada na recomendação do Ministério Público Federal. Em 2012, o órgão determinou o disciplinamento da circulação de veículos nas praias ribamarenses.

Veja o decreto


Concha Acústica em São José de Ribamar

A Concha Acústica é o principal cartão postal de São José de Ribamar e sua revitalização vai custar R$ 631.214,19. O serviço inclui recuperação na estrutura de concreto e estrutura metálica, além de serviços voltados à acessibilidade, instalação elétrica, recomposição das esquadrias e impermeabilização. O monumento foi inaugurado em 1998, como parte do complexo. A Concha é usada em missas, eventos religiosos e outras solenidades, além de um espaço para apresentações culturais, localizada na Praça da Matriz, na sede de São José de Ribamar.


São José de Ribamar

São José de Ribamar é o terceiro município mais populoso do estado do Maranhão na Região Nordeste do Brasil. Sua população é de 179.028 mil habitantes segundo censo do IBGE em 2020. Pertence à Região Metropolitana de São Luís. É um dos quatro municípios que integram a ilha de Upaon-Açu. Situada no extremo leste da Ilha, de frente para a Baía de São José, dista cerca de 32 quilômetros do centro da capital maranhense.