Início » Prefeitura de Arraial do Cabo apresenta cartilha Critério de Uso das Praias

Prefeitura de Arraial do Cabo apresenta cartilha Critério de Uso das Praias

Temporada Verão

Prefeitura de Arraial do Cabo apresenta cartilha Critério de Uso das Praias

Prefeitura de Arraial do Cabo, na paradisíaca Região dos Lagos no Rio de Janeiro, lança cartilha Critério de Uso das Praias que traz 50 ítens com regras que envolvem o Poder Público, Trade Turístico, turistas e a população. As novas regras já estão vigorando. A fiscalização é de responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública, e a do Ambiente.

A Cartilha Critério de Uso das Praias faz parte do projeto Conhecer para Amar, Amar para Preservar. O projeto é parte do Programa Meu Ambiente, que segue a metodologia Cidades Sustentáveis, cujo objetivo é estabelecer uma agenda ambiental para o município alinhada as perspectivas da Organização das Nações Unidas (ONU).



Notícias Temporada Verão 2022 em Arraial do Cabo

Barco Bar novo modelo de quiosque na Praia do Forno e Prainhas do Pontal

A Prefeitura de Arraial apresentou na segunda-feira (6.12.21), o Barco Bar, um novo modelo de quiosque, que funcionará na Praia do Forno e Prainhas do Pontal. O projeto foi criado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente e Secretaria do Ambiente e Saneamento com a participação das Secretarias de Segurança Pública,
Turismo e do ICMBio.

Embora seja navegável, o Barco Bar atenderá na areia. O projeto faz parte das diversas ações que visam o ordenamento das praias do município, e estão sendo implantados pelas Secretarias do Ambiente e a de Segurança Pública.

Trecho da RJ-140 liberado

O trecho da RJ-140, em frente a Prainha, em Arraial do Cabo, acaba de ser liberado ao tráfego de veículos. A via estava interditada desde maio devido a uma obra de contenção de encosta. O próximo passo é a conclusão do mirante da Prainha, e

Primavera ou verão? As marcas da transição entre as estações

Não é apenas o calor que se aproxima que nos dá indícios de que o verão está chegando. No período do ano que começamos a experimentar mais horas de luz e calor, as algas vermelhas se reproduzem e crescem em abundância a ponto de se desprender do substrato e a massa de macroalgas ser carregada para o litoral, alcançando a faixa de areia.
Na sexta-feira (3.12.21), massas de algas foram encontradas flutuando na Praia Grande. Na Praia do Pontal as algas vermelhas atingiram a areia, na beira do mar, formando tapetes que desencorajam um mergulho. É importante ressaltar que a floração de Rhodophyta é um fenômeno natural, sazonal e anual, e não oferece risco à saúde.
Apesar da aparência deixada na praia, o banho de mar continua liberado!