Minas Gerais Carnaval 2022 : prefeituras anunciam cancelamento dos eventos carnavalescos enquanto Governo do Estado apoia a realização da folia
Em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) já afirmou que o poder público não vai patrocinar a festa, mas pode dar apoio com relação às manifestações espontâneas na cidade.
O Prefeito de Cambuí, Tales Tadeu Tavares, comunica que não haverá carnaval em 2022. Priorizando a saúde da população, visto que a pandemia do Coronavírus ainda não acabou e levando em consideração as grandes aglomerações que se formam nesta data, ficam suspensas as festividades de Carnaval em 2022.
O Carnaval 2022 está cancelado em oito municípios sul mineiros ( Borda da Mata, Brazópolis, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Gonçalves, Paraisópolis, Poços de Caldas e Sapucaí Mirim ), que são rota de turistas de diversos estados. Os destinos mineiros mais famosos no Carnaval são Cambuí, Gonçalves, Paraisópolis e Santa Rita do Sapucaí que tem o Bloco do Urso, festa particular confirmada para 2022.
Municípios que pertencem à AMOG também comunicaram na sexta-feira (26.11.21) o cancelamento das festas de Réveillon e do Carnaval de 2022 no Sul de Minas. A AMOG, Associação dos Municípios Micro Região Baixa Mogiana, informou que todas as 16 cidades que fazem parte da associação decidiram pelo cancelamento das festas. As cidades que integram a AMOG são Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende e São Pedro da União.
Cidades mineiras que cancelaram o Réveillon e Carnaval 2022:
- Arceburgo
- Areado
- Bandeira do Sul
- Bom Jesus da Penha
- Borda da Mata
- Botelhos
- Brazópolis
- Campestre
- Cabo Verde
- Cachoeira de Minas
- Cambuí
- Conceição da Aparecida
- Conceição dos Ouros
- Córrego do Bom Jesus
- Cristais
- Guaranésia
- Guaxupé
- Itamogi
- Itapeva
- Jacuí
- Jacutinga
- Juruaia
- Gonçalves
- Monte Belo
- Monte Santo de Minas
- Muzambinho
- Nova Resende
- Paraisópolis
- Poços de Caldas ( cancelado somente o Carnaval/ Réveillon vai acontecer )
- São Pedro da União
- Sapucaí-mirim
- Varginha
Carnaval em Minas Gerais
A Prefeitura de Caxambu, por outro lado, manteve a realização de festividades de Carnaval em 2022. A administração municipal ainda estuda o formato em que o evento irá ocorrer. A medida é pensada, segundo o Poder Executivo, para que a cidade possa manter o baixo índice de casos de Covid-19. Outra festa confirmada até o momento é o Bloco do Urso, de Santa Rita do Sapucaí, um dos mais tradicionais da região.
Governo de Estado apoio a realização do Carnaval 2022
Diante do impasses sobre a realização do Carnaval 2022 nos municípios mineiros, o governador Romeu Zema (Novo) criticou a possível omissão das prefeituras sobre o evento. “O que eu tenho dito é que o pior que uma prefeitura pode fazer é não interferir em nada, é falar ‘eu não tenho nada a ver com isso’, porque tem a ver. Quando nós temos qualquer evento maior, é necessário que cada prefeitura, pelo menos, oriente, organize, apoie, não precisa patrocinar, mas se omitir nesse momento seria o menos adequado a se fazer”, disse.
O governador destaca a situação epidemiológica no mês de novembro/21 no Estado com mais de 72% dos mineiros vacinados com as duas doses e todas as regiões na Onda Verde do programa Minas Consciente. “O estado vai disponibilizar protocolos e o que as prefeituras devem fazer no Carnaval. A festa significa várias coisas, é renda para várias cidades, um evento cultural que seria retomado. A execução final, o detalhamento, vai caber para cada prefeitura. Esperamos que os prefeitos também façam a sua parte, já que em cerca de 90 dias estaremos com o evento”, acrescentou.
O secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, acrescentou que a expectativa do governo mineiro é que 90% da população esteja imunizada com as duas doses contra a Covid-19 até o Carnaval. Para o secretário, o Carnaval de Rua, Baccheretti pode até ser positivo, por ocorrer em locais abertos, desde que o público presente seja controlado. “Existem blocos de vários tamanhos, mas talvez tenha uma limitação com organização do município, para que não ocorra um deslocamento de muitas pessoas para a mesma região”, indicou.
No momento, algumas dicas:
- Vacina, Sim! Vacinados estaremos protegidos e dificultando a propagação da Covid-19.
- Evite frequentar lojas, restaurantes, eventos, casas noturnas, meios de hospedagem e locais que dispensam o comprovante vacinal.
- Continue evitando aglomerações. Vamos manter o distanciamento e os cuidados como uso de máscara, uso de álcool gel 75° e higienização constante das mãos e objetos. Mantenha os cuidados!
Programação de Festas de Réveillon 2022 no Brasil : Fique atento sobre as condições para a realização do evento e das experiências anteriores daqueles que compraram os ingressos antecipados, principalmente na questão de reembolso ou de transferência do ingresso. Decretos municipais e estaduais podem interferir na realização dos eventos. Observe também se há protocolos em relação a Covid-19. A pandemia não passou! Mais : consulte se o evento possui alvará ou licença nos Órgãos públicos e acompanhe decretos municipais e estaduais além das falas do governador, secretários e prefeito.
Publicação com apoio do site Réveillon no Brasil 2022